Lima é Ceviche. Lima é cinzenta, mas Lima tem vida.


Lima “La gris” assim é conhecida a cidade que me tem acolhido nos últimos meses. Tal como a caracterizam, a maior parte do tempo está cinzenta, parece, triste, sozinha e sem rumo. O sol aparece raramente, mais constantemente no último mês, uma vez que o verão se está a aproximar. Tal como em Lisboa, os peruanos entusiasmam-se com o sol. Passeiam pelos jardins e ruas, vão à praia e as esplanadas ficam preenchidas. Em várias conversas com família e amigos perguntam-me se não sinto falta do sol. E tenho de confessar que sim. Só que Lima tem tanta personalidade que faz com que os seus habitantes se esqueçam deste pequeno, grande pormenor. Inclusive, os Lisboetas como eu.   

Desta experiência, que queria que fosse na América do Sul, tinha como intuito conhecer o estilo de vida deste lado do mundo. Perceber se me poderia ou não adaptar aos seus costumes, se poderia ser um possível lugar para completar uns anos da minha vida profissional. Lima pode ser esse lugar. Adaptei-me .. criei o meu estilo de vida, mesmo que com dias cinzentos, na perfeição passo os meus dias como gosto. Com programas,  ceviche, muito ceviche, conhecer restaurantes, surfadas, passeios, teatro, cultura, salsa, festa (q.b. e que faz parte) e mercados. Esta cidade adapta-se ao meu budget e eu adapto-me a ela. 

Quando viajo sinto saudades da comida portuguesa, parece que me move na direcção de Portugal. Uma força suprema que me atrai e faz sentir saudades de tantas outras coisas. Talvez seja essa uma das razões  para a ausência dessa força. A minha paixão por Lima: a comida e as pessoas com quem fui criando laços de amizade, onde sinto que sou acarinhada de uma forma única. Todo este tempo tive a oportunidade de ser conduzida pelos melhores locais para comer ceviche, pelos mais diversos mercados, pelos conhecidos restaurantes: La Mar, Punto Azul ou Segundo Muelle Levaram-me a conhecer a essência da comida Criolla (comida dos arredores de Lima e que vem das camadas mais pobres da população), da comida Chifa (comida chinesa com toque peruano) de fusão, como o tão conhecido restaurante Tanta do Chefe Gastón Acúrio. Sem claro faltar o Sushi, que tem um toque único e claramente peruano com os seus makis acevichados entre outros. 

Assim estimulo o pensamento para completar a ausência do sol, da família, dos amigos portugueses  





Copyright © 2014 Get to know